Em parceria com as aulas de Estudos Sociais, é possível estudar as águas que contam a história do Rio de Janeiro. Descubra quais são os rios que passam na nossa cidade, a poluição, os caminhos que eles percorrem, suas direções, os bairros por onde passam, onde nascem e desembocam, e as demais águas como a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Vamos coletar as informações na internet, armazenar e organizar no Word e, de posse das informações coletadas, vamos usar a ferramenta Google Sites e elaborar o nosso trabalho em uma página na internet, conforme o nosso roteiro.
Roteiro
Caminhos das Águas do Rio de JaneiroMatérias: Estudos Sociais e Informática Educativa
Em parceria com as aulas de Estudos Sociais, vamos estudar as águas que contam a história do Rio de Janeiro. Vamos descobrir quais são os riosque passam na nossa cidade, a poluição, os caminhos que eles percorrem, suas direções, os bairros por onde passam, onde nascem e desembocam, e as demais águas como a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
- conhecer a hidrografia da cidade do Rio de Janeiro;
- conscientizar sobre os cuidados e a preservação dos nossos rios;
- ensinar e incentivar a pesquisa na internet;
- estimular a escrita;- explorar os recursos do editor de textos Word e da ferramenta Google Sites;
Etapas:
- Dividir os alunos em duplas e pedir que pesquisem quais são os rios da cidade do Rios de Janeiro. As duplas devem listar os nomes dos rios no Word e dizer quais são os maiores e mais importantes.
- Dividir os nomes dos rios por duplas. Cada dupla deve responder as perguntas no Word: onde nasce? Por onde passa (quais bairros, pontosturísticos, outros lugares de referência)? Onde desemboca? É preservado ou poluído? É importante para a população do bairro e da cidade? Existem outras informações importantes sobre esse rio? Os alunos devem citar as fontes no final do documento e colocarem seus nomes e a turma.
- O professor dever criar um site no Google Sites junto com os alunos, escolher o nome do site, o local e o tema, bem como discutir com a turma quais as informações (gerais e específicas) e palavras-chave (nome dos rios, bairros, lagoas, etc.) que serão colocadas no site e no menu.
- Após isso pode-se distribuir as senhas do Google para os alunos alimentarem com as informações sobre as águas da cidade do Rio de Janeiro,o que já escreveram no Word e as informações gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário